top of page
blog_IMG_20190222_091811158_HDR.jpg

Teste da Orelhinha

O teste da orelhinha é um teste obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade, nos bebês para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê.  Este teste não machuca o bebê e é normalmente realizado durante o sono entre o 2º e 3º dia de vida do bebê.

Para que serve o teste

O teste da orelhinha tem como objetivo identificar alterações na capacidade auditiva do bebê, e, por isso, é um teste importante para o diagnóstico precoce de surdez, por exemplo. Além disso, esse teste permite identificar pequenas alterações auditivas e que poderiam interferir no processo de desenvolvimento da fala.

Assim, por meio do teste da orelhinha, o fonoaudiólogo e o pediatra podem avaliar a capacidade auditiva do bebê e, caso seja necessário, indicar o início de tratamento específico.

Como é feito o teste

O teste da orelhinha é um teste simples e que não causa dor ou desconforto para o bebê. Nesse teste, o médico coloca um aparelho na orelha do bebê que emite estímulo sonoro e mede o seu retorno através de uma pequena sonda que também é inserida na orelha no bebê.

Assim, em cerca de 5 a 10 minutos, o médico pode verificar se existem alterações que devem ser investigadas e tratadas. No caso de ter sido verificada alteração durante o teste da orelhinha, o bebê deve ser encaminhado para a realização de um exame de audição mais completo, para que possa ser concluído o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

Marcar Consulta  Exame (3).png

Consultas

Atendimento de Excelência nas diversas áreas da Fonoaudiologia e Psicologia.

Marcar Consulta  Exame (5).png

Atendimento

61 98625-3496 / 61 3245-3505

bottom of page